Seja uma Escola Azul

Por que ser uma Escola Azul Brasil?

O profissional que chegará ao mercado de trabalho durante a Década do Oceano está hoje na escola. Este é o momento das escolas trabalharem o potencial de seus estudantes para a construção de cidadãos e de profissionais para o futuro que precisamos, associando as ações locais às metas globais.

A Escola Azul traballha com as nossas crianças e jovens as habilidades e competências essenciais da BNCC à cultura oceânica.

O tema oceano está presente em todas as disciplinas e queremos assim incentivar a criativdade em cada escola brasileira na promoção da interdisciplinaridade, associando as hablidades e as competências essenciais, o curriculum e a cultura oceânica

Critérios para ser uma Escola Azul Brasil

Essenciais:

  • Explorar o tema oceano, promovendo a cultura oceânica associada ao currículo escolar.
  • Promover a interdisciplinaridade, portanto interagindo diferentes áreas do conhecimento, diferentes disciplinas e sua proposta.
  • Envolver a comunidade local, desenvolver atividades que vão além do currículo escolar e atividades em sala de aula, mas considerem a comunidade escolar, incluindo familiares e vizinhança.

Desejáveis:

  • Estimular estudantes para a ação.
  • Integrar estudantes de diferentes idades dentro da escola de diferentes turmas.
  • Interagir com parceiros: pesquisadores, ONGs, cidadãos, seja da sua região, do Brasil ou do mundo, em uma troca de conhecimentos.
  • Indicar estudantes Embaixadores do Oceano, reconhecidos pela própria comunidade escolar, que represente o projeto e dêm voz aos aprendizados.
  • Comunicar amplamente as ações do projeto, integrado ao plano de comunicação da escola, às redes sociais e às demais ações escolares.
  • Integrar a diversidade brasileira, incorporarndo na discussão da cultura oceânica os temas da cultura e ecossistemas brasileiros, como a relação entre o oceano e demais ecossistemas e povos originários, valorizando nossa realidade nacional.

O que fazer para ser uma Escola Azul Brasil?

Converse com estudantes para avaliar qual tema relacionado à cultura oceânica desperta curiosidade – uma Escola Azul tem um projeto coconstruído dentro da sua realidade e suas características.

Mobilize uma equipe de professores, gestores e/ou colaboradores da escola que queiram trabalhar o conceito Escola Azul.

Faça um planejamento simples de como irão abordar, de forma transdisciplinar, a cultura oceânica na escola. Não esqueçam dos critérios. Sugerimos que acolham o tema que desperta a curiosidade de estudantes, e que o planejamento seja de 1 a 2 anos.

Preencha e envie o formulário de inscrição completo.

A equipe do Maré de Ciência avaliará a proposta para verificar aderência aos critérios e a escola poderá discutir com a equipe os ajustes necessários.

Proposta aprovada, Maré de Ciência enviará uma carta de aceite ao programa Escola Azul, e divulgaremos com orgulho sua entrada na rede Escola Azul em nossas midias sociais e site.

Sou uma Escola Azul Brasil, e agora?

Escola Azul inicia suas atividades propostas.

Maré de Ciência promove encontros online periódicos para monitoramente das atividades e trocas de experiências e conhecimentos.

Maré de Ciência compartilha com as escolas inscritas oportunidades de relacionamento com outras Escolas Azul Brasil e internacionais (da rede Escola Azul Atlântica – All-Atlantic Blue Schools Network).

Escola Azul envia relatório anual de atividades e resposta ao formulário de avaliação da rede Escola Azul Brasil (uma vez ao ano).

Sou uma Escola Azul Brasil, quero renovar, e agora?

No formulário de avaliação anual há um campo para preencher caso a Escola Azul deseje continuar no programa Escola Azul.

Uma nova proposta, ou continuação da mesma, deve ser encaminhada para avaliação e co-construção com a equipe do Maré de Ciência.

Proposta aprovada, a escola continua na rede Escola Azul Brasil.

Escola Azul envia relatório anual de atividades e resposta ao formulário de avaliação da rede Escola Azul Brasil (uma vez ao ano).

Não é uma escola e gostaria de colaborar?

O Escola Azul Brasil conta com uma rede de parceiros (instituições e indivíduos) interessados em colaborar com uma Escola Azul Brasil. A colaboração é considerada como qualquer parceria em uma atividade ou contribuição específica como:

  • organizar uma atividade de capacitação para educadores e/ou estudantes;
  • compartilhar materiais ou infraestrutura;
  • ser um patrocinador de atividades em escolas
  • e muito mais!

Todo(a)s nós, de qualquer setor da sociedade, podemos fazer a diferença nesse processo. Você ou sua instituição pode se juntar a nós pela ciência e educação por um mundo sustentável, em direção à Geração Oceano.

Seja uma Escola Azul
Seja um parceiro Escola Azul