O que é o conceito Escola Azul?

O conceito Escola Azul nasceu em Portugal e trabalha o tema oceano dentro do currículo escolar de forma transversal.

Desenvolve o pensamento crítico e criativo para engajar ativamente a comunidade escolar na cultura oceânica.

Incentiva estudantes a terem uma maior consciência sobre o oceano, a criarem laços afetivos com o oceano e promoverem ações e mudanças de comportamentos para e em prol da sustentabilidade do oceano.

O que é o Programa Escola Azul?

É um convite a todas as escolas do país, perto ou longe do mar, para integrarem seus estudantes, professores, diretores, comunidade escolar e região de entono para desenvolverem a cultura oceânica.

“Cultura Oceânica é o entendimento de como o oceano influencia a nossa vida e como nossas ações influenciam o oceano”

O programa responde ao desafio de engajar a sociedade na Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, declarada pela ONU de 2021 a 2030, para promover ações necessárias para atingirmos as metas da Agenda 2030 e da sustentabilidade do oceano.