



Querido(a) professor(a),
Vivemos em um mundo em transformação e nossas escolas e a educação transformadora são um caminho essencial para uma sociedade melhor. Neste cenário, cada escola e cada comunidade escolar faz toda a diferença. E no ano da COP30 no Brasil, vamos todos somar esforços!
A Conferência das Partes (COP) sobre Mudanças do Clima, promovida anualmente pela ONU desde 1995, é um dos eventos mais importantes para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e criar soluções globais. Este ano, a COP Clima terá um marco especial: sediada no Brasil, na cidade de Belém, no coração da Amazônia!
A COP Clima aborda questões que afetam toda a sociedade, e os jovens desempenham um papel fundamental nesse contexto. Eles são agentes de mudança, preparados para moldar um futuro mais sustentável. Reconhecendo essa importância, as escolas emergem como espaços ideais para a aprendizagem, debate e engajamento ativo com os temas discutidos na COP 30.
Com isso, o Escola Azul Brasil lança o desafio “Nossa Escola é uma Central de Informações sobre a COP”. Esse desafio é estruturado em 10 passos organizados em fases, como em um jogo. Cada fase inclui metas práticas, e, ao final de cada uma delas, os estudantes serão convidados a compartilharem suas experiências, refletindo sobre o caminho percorrido, os aprendizados obtidos e os obstáculos superados. Para apoiar essa jornada, disponibilizaremos kit de materiais especialmente desenvolvidos e convites de parceiros estratégicos para potencializar as fases, ofereceremos suporte contínuo e incentivaremos a criatividade e a colaboração. Os kits serão disponibilizados após a inscrição da escola no desafio.
Essa iniciativa não apenas torna a participação dos jovens mais dinâmica e interativa, mas também transforma as escolas em verdadeiros epicentros de conscientização climática e desenvolvimento da cultura oceânica. É uma oportunidade de unir aprendizado, protagonismo juvenil e ação concreta em prol de um planeta sustentável.
Criamos um roteiro com a descrição de cada fase e perguntas que irão ajudar a direcionar os estudos, pesquisas e ações que auxiliarão você, professor, a desenvolver esse desafio junto com os seus estudantes.
Vamos começar?
FASE 1:
Entendendo o Cenário
Nesta primeira fase, vamos explorar os desafios climáticos atuais e entender o papel da COP Clima como um espaço global de discussão e solução. É o momento de conectar-se ao tema e refletir sobre como podemos contribuir para um futuro sustentável. Essa fase inicial prepara o terreno para as ações que virão!
Passo 1: Desvendando a COP
O que é a COP e qual a sua importância?
PARA REFLETIR
- O que é a COP e qual o seu objetivo principal?
- Quais são os temas discutidos durante a COP?
- Por que a COP é considerada um evento importante para o combate às mudanças climáticas?
- Quem participa da COP e como são tomadas as decisões no evento?
- Qual foi o impacto das edições anteriores da COP nas políticas climáticas globais?
- O que são NDCs?
- O que é a NDC Brasileira?
- De que maneira a comunidade escolar impacta na COP 30?
- Como a COP 30 pode influenciar nossa comunidade e nossa escola?
Passo 2: Entendendo a Cultura Oceânica
Como afetamos o oceano e como o oceano impacta em nossas vidas?
PARA REFLETIR
- O que é cultura oceânica e por que ela é importante para o planeta?
- De que forma o oceano impactam o clima e a biodiversidade global?
- Quais são as principais ameaças ao oceano atualmente?
- Como nossas ações diárias podem afetar a saúde do oceano?
- O que significa preservar o oceano e como isso se conecta à COP?
- Qual é o papel do oceano na economia e na subsistência de comunidades locais?
- Quais atitudes e projetos podem ser adotados pela escola para promover a conscientização sobre a cultura oceânica?
- Quais são os principais pontos das mudanças climáticas?
- Qual a relação da sua escola com a COP 30?
- De que maneira o Bioma que vivo se conecta com a cultura oceânica e a COP?
Passo 3: Entendendo o meu local
Olhar para o meu local, suas particularidades, desafios, e refletir como ele é afetado pelas mudanças climáticas e como podemos fazer conexões com o global?
PARA REFLETIR
- Quais são as características naturais mais marcantes da nossa região?
- De que forma as mudanças climáticas têm afetado o nosso local?
- Quais recursos naturais da região são importantes para o meio ambiente e para a comunidade?
- Como as atividades humanas, como agricultura, pesca ou urbanização, impactam o nosso ecossistema local?
- Quais ações já existem em nossa comunidade para proteger o meio ambiente?
- De que forma nossa escola pode contribuir para a preservação do meio ambiente local?
- Como as temáticas da COP se conectam diretamente aos desafios enfrentados pela nossa região?
Sugestões de atividades:
Participe da iniciativa Letter to the sea. Escreva uma carta ao oceano.
“Letters to the Sea” é uma iniciativa global, cultivada pelo projeto Somos OceanoS endossado pela Década do Oceano da ONU, que recolhe e apresenta cartas sinceras de jovens entusiastas do oceano, com idades compreendidas entre os 3 e os 22 anos, de todo o mundo.
As cartas serão apresentadas em várias conferências e reuniões, como a Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos de 2025, onde poderão ser respondidas pelos líderes do oceano para criar um diálogo profundo e reforçar a cultura oceânica.
Esta atividade retrata a ligação entre as comunidades e o oceano por meio das perspectivas dos jovens, a fim de aumentar a sensibilização para questões marinhas cruciais, ao mesmo tempo que oferece um vislumbre dos desafios e das necessidades de uma geração interligada com o futuro dos sistemas marinhos.
Mini COP das crianças
Iniciativa liderada pelo Instituto Alana, a Mini COP das Crianças incentiva o protagonismo das crianças na realização de uma ação em suas escolas que localiza questões climáticas e simula a COP Clima no ambiente escolar. Mais informações em breve.
Série Euceano
Série EUCEANO será uma excelente fonte de aprendizado, reflexões, conexões e inspirações. Os participantes terão acesso exclusivo à série por meio de um link especial, disponibilizado após a inscrição.
Entrega da Fase 1:
Escolher um episódio da série Euceano (será disponibilizada no kit de material) e relacioná-lo com a realidade local da escola e a COP Clima.
FASE 2:
Coletando informações
Nesta fase, os estudantes aprenderão onde buscar e como avaliar informações confiáveis sobre temas climáticos. A fase destaca a importância de desenvolver um olhar crítico para selecionar fontes seguras e relevantes, ajudando na construção de conhecimento sólido, com base na ciência, e na realização das próximas fases do desafio
Passo 4: Buscando informação
Onde e como podemos encontrar informações confiáveis e de qualidade sobre os temas discutidos na COP, como preservação ambiental e cultura oceânica?
PARA REFLETIR
- Quais são as fontes mais confiáveis para obter informações sobre mudanças climáticas e a COP?
- Onde podemos encontrar dados oficiais sobre os temas discutidos na COP?
- Como identificar se uma fonte de informação é segura e relevante?
- Quais sites, revistas, artigos ou publicações científicas podem ajudar na pesquisa sobre a COP?
- Existe algum material local ou regional que possa enriquecer nossa compreensão sobre os impactos climáticos?
- Qual a importância de consultar diferentes perspectivas e tipos de fontes para obter um entendimento mais completo?
Passo 5: O que são fake news?
O que são e como podemos identificar uma fake news?
PARA REFLETIR
- O que significa o termo “fake news” e como elas surgem?
- Como as fake news podem afetar o entendimento sobre mudanças climáticas e outros temas importantes?
- Quais são os sinais que nos ajudam a identificar uma notícia falsa?
- Por que é importante verificar a fonte de uma informação antes de compartilhá-la?
- Que ferramentas ou práticas podemos usar para confirmar se uma notícia é verdadeira?
- Como as fake news podem impactar as discussões sobre temas globais, como a COP?
- De que maneira podemos conscientizar outras pessoas sobre os perigos das fake news
Passo 6: Criando um repositório sobre mudança do clima
Que tipos de informações são mais importantes para incluir em um repositório sobre mudanças climáticas? Como organizá-las de forma que elas sejam acessíveis para todos os estudantes e professores?
PARA REFLETIR
- Quais são as fontes mais confiáveis para obter dados sobre mudanças climáticas?
- De que maneira o repositório pode ser atualizado e mantido ao longo do tempo?
- Que ferramentas podemos usar para criar e compartilhar o repositório na escola (como plataformas digitais ou murais)?
- Como envolver toda a comunidade escolar na construção e utilização do repositório?
- Seleção de um repositório de informações confiáveis sobre as mudanças climáticas.
- De que maneira podemos disponibilizar essas informações para comunidade escolar?
Sugestões de atividades:
DESAFIO MINI 30X30. UMA ONDA DE ALUNOS PELO OCEANO!
Alunos dos 4 aos 18 anos
O MINI 30×30 Challenge forma alunos de todo o mundo a apelarem à ONU pela proteção do oceano! Para isso, com o apoio dos professores, terão de:
- Aprender e identificar fake news sobre as Áreas Marinhas Protegidas (AMPs)
- Votar nos benefícios mais importantes das AMPs
- Subscrever a carta aberta à ONU
Vamos dar voz aos alunos e proteger o futuro do oceano!
Inscrição até 16 de maio.
Entrega da Fase 2:
Enviar (via Formulário) sugestões de artigos / materiais / sites que poderá compor o repositório de materiais do Maré de Ciência.
Enviar evidência de participação na atividade sugerida.
FASE 3:
Central de Informação COP 30
Nesta fase, os estudantes começarão a transformar a escola em uma verdadeira central de informações sobre a COP 30. O objetivo é reunir conteúdos relevantes, organizá-los de maneira acessível e compartilhar esse conhecimento com a comunidade escolar. Essa fase é um convite para que todos se tornem agentes multiplicadores de informações, tornando a COP 30 um tema presente no dia a dia da escola. Aqui, aprenderemos como engajar colegas, professores e até familiares, promovendo um espaço rico em aprendizado e conscientização climática.
Nessa fase, os estudantes poderão participar de uma Formação on-line em Comunicação.
Passo 7: Identificando audiência
Quem são as pessoas que mais podem se beneficiar das informações sobre a COP 30 na escola e na comunidade?
PARA REFLETIR
- Como envolver diferentes grupos, como estudantes, professores, funcionários e familiares, na discussão sobre mudanças climáticas?
- Quais são os principais interesses e preocupações da comunidade escolar em relação aos temas climáticos?
- Que linguagem e formato de comunicação seriam mais eficazes para alcançar cada grupo de audiência (como apresentações, cartazes ou vídeos)?
- Como adaptar o conteúdo para que seja acessível e relevante para diferentes faixas etárias e níveis de conhecimento?
- Qual o papel de cada grupo da audiência na disseminação das informações e no engajamento com as temáticas da COP?
- De que maneira podemos avaliar se a mensagem está sendo compreendida e gerando impacto na audiência?
- Quais os veículos de comunicação posso usar para divulgar essas informações
- Quais mensagens eu quero transmitir?
Passo 8: Estratégias de comunicação
Desenvolvendo habilidades de comunicação
PARA REFLETIR
- Quais são os melhores canais para divulgar as informações sobre a COP 30 (como murais, redes sociais ou eventos escolares)?
- Como tornar a comunicação clara e atrativa para engajar diferentes públicos da escola e da comunidade?
- Que formatos de conteúdo (vídeos, cartazes, apresentações) seriam mais eficazes para transmitir as mensagens sobre a COP?
- Como adaptar a linguagem para ser acessível e adequada a cada grupo da audiência?
- Quais técnicas podem ser usadas para capturar a atenção e incentivar a participação, como slogans, imagens ou atividades interativas?
- Como medir o impacto das estratégias de comunicação e ajustar conforme necessário?
- De que forma podemos envolver os estudantes na criação e execução das estratégias de divulgação?
- Quais as habilidades de comunicação podemos desenvolver?
- Desenvolvendo habilidades de comunicação (formação em comunicação).
- Como podemos promover reflexões sobre mudanças climáticas, com o que ocorre onde eu vivo?
Passo 9: Plano de comunicação para a COP 30
Elaboração de um plano de comunicação para a COP 30
PARA REFLETIR
- Quais são os objetivos principais do plano de comunicação para a COP 30 na escola?
- Quem são os públicos-alvo do plano de comunicação e quais mensagens queremos transmitir para cada grupo?
- Quais ferramentas e meios de comunicação podemos utilizar para alcançar os diferentes públicos (murais, redes sociais, eventos presenciais, entre outros)?
- Como envolver estudantes, professores e a comunidade na criação e execução do plano de comunicação?
- Que estratégias podem ser adotadas para tornar a comunicação interativa e engajante?
- Quais ações específicas podemos planejar para divulgar a central de informações sobre a COP 30 de forma eficiente?
- Como medir o impacto do plano de comunicação e garantir que os objetivos estão sendo alcançados?
Passo 10: Estruturação da central de informação da COP 30
Parabéns, vocês chegaram ao final deste desafio com sucesso! Cada etapa foi um verdadeiro aprendizado, proporcionando crescimento e fortalecendo habilidades fundamentais.
Hoje, vocês estão prontos para serem grandes comunicadores de informações, capazes de inspirar e mobilizar as pessoas ao seu redor. Como agentes de mudança, vocês têm o poder de fazer a diferença no mundo, contribuindo para um futuro mais sustentável e consciente.
Sua escola agora se torna uma central de informação da COP 30. Esse é o início de uma nova jornada: vocês são verdadeiros protagonistas na construção de soluções para os desafios climáticos do planeta.
Entrega da Fase 3:
Enviar fotos e vídeos curtos documentando o processo de desenvolvimento da central de informação da COP30.
